Excesso de veículos contribui para poluições sonora e atmosférica em SP

Com 6,5 milhões de veículos, a frota de São Paulo traz para a cidade não só complicações para o trânsito, famoso por seus enormes congestionamentos. A saúde da população também é afetada pela fumaça despejada nos ares todos os dias pelos escapamentos e pelo barulho gerado por carros, ônibus, motos e caminhões. As poluições sonora e atmosférica se tornaram um ônus importante para os moradores da maior cidade do país.

Nesta semana, o G1 aborda temas relativos ao trânsito da cidade, usando diferentes meios de transporte e seus reflexos. Nesta sexta-feira (21), as reportagens vão abordar a poluição sonora e atmosférica causada pelos veículos, percorrendo a cidade ao longo do dia.

Segundo o relatório mais recente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com dados de 2008, a frota de veículos é responsável na Grande São Paulo por 98% das emissões de monóxido de carbono (CO), 97% de hidrocarbonetos (HC), 9% de óxido de nitrogênio (NOx), 40% de material particulado e 33% de óxido de enxofre (SOx). Todos são materiais que poluem o meio ambiente.

Em números concretos, essas emissões correspondem a 1,56 milhões de toneladas de CO jogadas por ano na atmosfera; 387 mil toneladas por ano de HC; 367 mil toneladas por ano de NOx; 62,3 mil toneladas por ano de material particulado e 25,5 mil toneladas por ano de SOx.

Apesar disso, a Cetesb afirma que a emissão de poluentes diminuiu em relação há dez anos, e está estável há cerca de quatro. “Apesar de a frota ter aumentado, os níveis de poluição diminuíram. Ainda temos o que avançar, e ainda há dias em que os valores dos poluentes ultrapassam o padrão” explica Maria Helena Martins, gerente da Divisão de Qualidade do Ar da Cetesb.

“Já tivemos um grande ganho tecnológico, mas agora a solução é mais complexa, não só de medidas governamentais, mas de conscientização das pessoas, com a manutenção dos carros e o uso de transporte público”, diz ela.

Fonte: www.g1.com.br

Por Tainã Assunção:

Todos nós já sabemos que São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, fato. Porém, dados alarmantes têm preocupado não só os moradores da cidade quanto os ambientalistas e governantes, este não é um problema atual, já vem sendo previsto á anos atrás, no entanto, nenhuma medida foi tomada para solucionar o problema mesmo sabendo que segundo o relatório mais recente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com dados de 2008, a frota de veículos é responsável na Grande São Paulo por 98% das emissões de monóxido de carbono (CO), 97% de hidrocarbonetos (HC), 9% de óxido de nitrogênio (NOx), 40% de material particulado e 33% de óxido de enxofre (SOx). Todos são materiais que poluem o meio ambiente. Este é um problema crônico de uma cidade grande, devido ao grande avanço tecnológico a solução agora é bem mais complexa do que nos mesmos imaginamos, não resta só esperar por medidas governamentais, mas de conscientização das pessoas, na utilização de seus carros. Pense e reflita.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário