Ministério Público se Mobiliza Contra Destruição de Duna no RN

Natal, capital do Rio Grande do Norte, é uma cidade que nasceu sobre as dunas e está cercada por elas. É um detalhe que atrai turistas e encanta até mesmo os moradores acostumados com a paisagem. Mas, aos poucos, o crescimento da cidade está encobrindo a paisagem.

De longe, o Morro do Careca parece empurrado pelas construções. O problema levou moradores do bairro de Ponta Negra a se mobilizarem em para evitar a construção de mais dois espigões na região. O sobe e desce de pessoas e carros também está danificando a área. Estudos do Instituto de Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente do estado indicaram a necessidade de interdição do acesso ao Morro do Careca e às dunas de Genipabu. O motivo: elas estavam diminuindo de tamanho.

Outro aspecto preocupante, no que diz respeito às dunas, são as invasões. Casas construídas em Genipabu ameaçam o meio ambiente e podem prejudicar a qualidade da água usada para abastecer a cidade. A dona-de-casa Maria da Penha, que mora no local há 16 anos, confirma que todas as casas foram construídas irregularmente, assim como as fossas.

Os professores do departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão preocupados com a poluição do lençol freático, principal fonte de abastecimento de água da capital. A duna, segundo o professor Ricardo Amaral, é um filtro natural para as águas das chuvas, que são armazenadas no subsolo. Por isso, é tão importante preservá-las. “A areia absorve e armazena toda a água da chuva. Quando Natal não tiver mais água subterrânea, como será?”, questiona.

Na sala da promotora do Meio Ambiente Gilka da Mata, a pintura do Morro do Careca preservado aponta a necessidade de impedir a depredação. “Precisamos de gente capacitada, de fiscalização, de ter um criterioso sistema de licenciamento”, afirma.

Fonte: www.g1.com.br

Por Tainã Assunção:

Nossa realidade é bem diferente da que é mostrada em propagandas, sejam elas políticas ou apenas para promover o turismo na cidade. A verdade é que querem destruir um dos maiores cartões postais da cidade, devido ao alto crescimento populacional nos últimos tempos. Que, por conseguinte, trouxe consigo moradias e construções irregulares em Genipabu além de uma péssima preservação ambiental ameaçando assim a qualidade da água usada para abastecer a cidade. Vamos parar de hipocrisia, não podemos deixar que isso realmente aconteça. Este nada mais é do que o reflexo da sociedade moderna e do capitalismo exacerbado, que impera hoje em dia. E eu pergunto o que será de nós quando a qualidade da água usada para abastecer a cidade for prejudicada? Será que continuaremos a ser a cidade do sol que tanto encanta turistas e moradores? Pense e reflita.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário